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24 de outubro de 2020

Revivendo leituras passadas - "The Picture of Dorian Gray" - Oscar Wilde

As folhas farfalham,
andorinhas esvoaçam,
festa no jardim.

Florezinhas murcham,
revivem depois. E o homem
só uma vez é jovem.


(inspirados  Oscar Wilde-O Retrato de Dorian Gray)
(L-nir)



Beware of your pictures, dear reader! I highly recommend you check out all your pictures to guarantee that nothing wrong is going on.

There have been some comparisons made by some Book Club's participants  between “The Picture of Dorian Gray” and “Death in Venice” by Thomas Mann. Both books approach the subjects of Beauty and Youth. One says that the same fascination provoked by the beauty of Dorian Gray on Basil and Henry, has striked Gustav Aschenbach regarding the beauty of Tadzio. In a passage from the movie, Gustav awakes startled from a nightmare in which he was booed after a concert, and comes to the conclusion that "in all the world, there is no impurity so impure as old age". For this reader, Gustav plays Lorde Henry's role while Tadzio would be Dorian. I would rather say that Tadzio looks much more as Fonchito from "O Elogio da Madrasta" by Mario Vargas Llosa which we have also read in the Club.

Another participant (Rita Magnago) sent us some poetry after reading “The Picture of Dorian Gray” and we would like to share it with everybody:



“Sonhei que nosso rosto era espelho de nossa beleza interior
Recolhi lençóis e andei de olhos fechados cobrindo espelhos
Não fui à rua, com medo de olhares alheios
Como seria o julgamento exterior?

Passei em revista os anos vividos
Ouvidos fechados, língua ferina, nariz empinado
Cabelo prosa, olhar soberbo, sorrisos contidos
E agora, o que restará do encanto forjado?”



Beauty and Youth are coming out from "de profundis" this month in the Book Club.


Na reunião,... cada vez melhor! Ao contrário do retrato de Dorian Gray, a imagem do Clube se torna mais bela. Será nossa consciência?

There is no such thing as a moral or an immoral book. Books are well written, or badly written. That is all” (Oscar Wilde)

Seguindo a linha da famosa frase de Oscar Wilde, descobrimos que para apreciar ou compreender completamente uma obra como “O Retrato de Dorian Gray”, é preciso ler tal obra de forma amoral, ou seja, é necessário deixar de lado os conceitos de bem e mal, de certo e errado, de moral e imoral e sentir. Assumir nossas confusões, conflitos e sensações mais íntimos. A partir daí, é possível entender Literatura como arte que nos retorna um universo de sensações. Porém, tal ato nos leva a entender Literatura como um mundo à parte? Uma vez que somos "leitores voluntários que complementam sua experiência de vida com e pela literatura", é necessário nos despirmos de nosso senso crítico? Ou, ao contrário, devemos sempre mantê-lo em nossa companhia?

Em prática, “O Retrato de Dorian Gray” poder ser compreendido a partir de dois pontos de vistas: o da arte (onde não se julga, mas se sente) e um ponto de vista mais 'realista', onde não nos desligamos de nossa bagagem de vida.

É fato, que, uma vez que leitores levam consigo capacidade de interpretação crítica, é possível que vejam um mesmo livro de modos completamente distintos. Como dito anteriormente, ao longo do mês de discussão, diversos participantes discutiram semelhança entre “O Retrato de Dorian Gray” e “Morte em Veneza”, de Thomas Mann. Em “Morte em Veneza” exaltou-se poesia, sensualidade e beleza (que de fato existem!), porém todo esse sentimento prazeroso não poderia ser sufocado por um desconforto trazido pela personalidade aparentemente pedófila do maestro Gustav de Aschenbach? Analogamente, em “Todos os Nomes”, de José Saramago, muitos se emocionaram e viram beleza na parte em que a personagem Sr. José chega aos aposentos da mulher desconhecida. Contudo, é também possível enxergar uma personalidade doentia em alguém que invade os aposentos de uma morta desconhecida, cheira suas roupas, pensa em dormir em sua cama e ter sonhos agradáveis com a mesma. Desta forma, Dorian Gray pode ser visto tanto como um jovem que só almejava o prazer da vida (do ponto de vista amoral) quanto uma 'pessoa ruim', com certo desvio de caráter.

Dorian Gray, o dândi (homem elegante e bem vestido), foi identificado como dono de uma personalidade narcisista, que nos é revelada quando este se depara com seu retrato pela primeira vez. A ausência de uma estrutura familiar também foi exaltada como componente que certamente teria enfraquecido sua capacidade de julgamento e resistência às seduções e influências negativas.


Concluímos que o retrato de Dorian simbolizava sua consciência e nos perguntamos se a imagem no retrato "congelaria" ou voltaria a ficar bela, caso Dorian Gray se tornasse uma pessoa melhor. Reafirmamos que o feio e o belo nada tem a ver com maldade ou bondade (imagem esta provavelmente inserida em nossos subconscientes pela literatura do tipo Contos de Fadas).

Os muitos aforismos (em vários romances, utilizados perigosamente, revelando-se como frases de efeito, completamente ocas), são genialmente utilizados por Oscar Wilde na construção de Henry. Apesar de extremamente danoso, Henry, seduziu os leitores com sua sagacidade e frases imorais (porém sempre verdadeiras, se vistas de certo ponto de vista, ou seja, se encaradas amoralmente). Uma personagem genial!

A opinião sobre Oscar Wilde foi unânime: excelente escritor, que foge as estórias corriqueiras. O autor mudou a visão de vida de alguns leitores (boa parte já havia lido há uns trinta anos atrás, ou mais). Para a maioria, as três personalidades distintas, existentes em Henry, Basil e Dorian eram claramente Oscar Wilde.

Recomendadíssimo!

2 comentários:

  1. After reading Dorian Gray (and checking my pictures - so far all goes well, let´s pray it remains) I´m now looking forward to watching “Death in Venice”. Always something to surprise us. God save this Club!

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  2. Ainda sendo meu reflexo
    num espelho que envelhece
    sou retrato desconexo
    do ontem que desvanece. (ilnéa, em 02/06/2011)

    Abraços e até amanhã.

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