Fundado em 28 de Setembro de 1998

28 de junho de 2023

1934, de Alberto Moravia, no Clube de Leitura Icaraí


2013

No ambiente fascista da Itália nos anos 1930, o jovem Lúcio se vê em constante luta contra sua angústia. Logo, o intelectual italiano passa a se perguntar se vale a pena viver no desespero ou se é melhor “abraçar” a morte. Todos esses pensamentos acompanham o personagem principal em 1934, do escritor Alberto Moravia, que entra em debate no Clube de Leitura Icaraí, no dia 4 de outubro. O evento acontece das 19h às 21h, na Livraria Icaraí (Rua Miguel de Frias, 9, em Niterói). A entrada é gratuita.
Romance - Desacreditado com a vida, o protagonista de 1934 parte em viagem de barco para a ilha de Capri a fim de terminar de escrever um livro. Dentro da embarcação ele avista Beate, uma jovem casada com um oficial nazista alemão. Logo, os dois conectam-se através da desesperança mútua refletida em seus olhares, algo que fascina ambos. Mesmo sem trocar uma palavra, ao final da viagem, o italiano já está apaixonado. Beate, então, procura o suicídio a dois e vê em Lúcio alguém capaz de acompanhá-la.

Ele, por sua vez, fica obcecado pela jovem, desencadeando uma estranha história, em que amor e morte surgem como as diferentes faces da mesma moeda. Com um mergulho na angústia existencial que alimenta o espírito dos personagens, a obra caracteriza-se por ser um retrato social e político da Europa em pleno crescimento do nazismo e do fascismo.

Um comentário:

  1. Como seres racionais que somos, nossa maior conquista é a compreensão de nosso próprio desespero e a percepção de que a vida é, em última análise, inútil. O nosso triunfo, único e final, é poder escolher a hora da morte, como Sócrates, ao suicidar-se, deixando o cosmo inconsciente e para sempre entregue à sua dança de energias cegas.

    Arca da Irmandade

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.