Fundado em 28 de Setembro de 1998

1 de março de 2021

Opinião de uma leitora – Rose Timpone


Ler em ipad é tudo de bom!

Terminei de ler o livro “La isla bajo el mar”, de Isabel Allende, na sexta-feira à noite, totalmente capturada pela autora que brilhantemente nos leva nesta história que junta fatos reais com ficção. Este foi meu primeiro livro no Ipad, o primeiro que li todo. Fiz muitas marcações, comentários e adorei.



A experiência de ler em ipad está aprovada. Tem índice das minhas anotações que o ibooks faz sozinho.  Posso fazer uma busca de alguma anotação ou trecho do livro que eu digito a palavra e ele elenca tudo sobre a palavra. Além disso, eu tenho sempre o mesmo volume na mão e é mais cômodo para segurar do que o livro.  Posso recorrer ao dicionário ali mesmo dentro do livro. Posso marcar alguma coisa e mandar por e-mail, enfim, recomendo a todos.



Eu li com o ipad em Portrait, deitada, sentada, em pé.  Ele não é pesado, meu ipad é o 2 e eu acho ele leve e prático em comparação a livros grossos.  Por exemplo, La isla bajo el mar tinha mais de 700  páginas, o que eu considero bem grosso, e tem as inconveniências do livro grosso quando a gente chega numa parte do livro que tem que dar uma forçada para ele abrir mais, com o ipad não tem isso.


Os livromaníacos podem sentir a falta do cheiro do livro, mas posso dizer que compensa. Outra vantagem também é que você pode ter mil livros dentro dele. Eu adoro tecnologias e o ipad é transformador.


7 comentários:

  1. Rose, vc realmente me deixou com água na boca. Muitas dúvidas que eu tinha sobre a leitura em ipad você esclareceu e as vantagens são mesmo tentadoras. E sobre o cansaço visual, a tela do ipad é própria para se ficar olhando pra ele horas seguidas? Essa é também uma preocupação minha.

    ResponderExcluir
  2. Com relação ao cansaço visual também aprovei, você pode aumentar ou diminuir a letra e decidir os contrastes de brilhos. Eu li em algum lugar que não devemos ler totalmente no escuro, só com a luz do Ipad e estou seguindo o conselho disciplinadamente.

    ResponderExcluir
  3. Maravilha!!! Estou louca para aderir! Valeu, Rose Timpone! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ficaria ideal se eu pudesse ouvir música e ler ao mesmo tempo no Ipad, mas meu ídolo Steve Jobs não teve tempo de me fazer este agrado.

    ResponderExcluir
  5. Rose, lendo matéria sobre a importância do sono do jornal de hoje, 21/4/13, lembrei do seu post e vim aqui acrescentar o que dizem os pesquisadores sobre o sono e a leitura em tablet x papel: "O sono relacionado à leitura ocorre devido à ação de substâncias químicas no corpo. Uma delas é a adenosina, que se acumula ao longo do dia e que quanto mais presente no organismo, mais sono. A outra e a melatonina, que regula o sono,pois é liberada quando o ambiente escurece. Por isso dormimos, normalmente à noite. Como a luz inibe a produção de malatonina, quem lê no tablet, por exemplo, tende a sentir menos sono do que quem lê no papel..." Quem quiser ler a matéria completa, o link é http://oglobo.globo.com/saude/dormir-bem-a-fonte-da-juventude-8169832

    ResponderExcluir
  6. Rita, percebi que a utilização do computador à noite alterava minha desaceleração e assim tenho evitado a partir de um determinado horário usar o computador e também usar substâncias com cafeína que me despertam, preciso de uma boa xícara de café pela manhã para despertar. A leitura, tanto de papel quanto do tablet (de livro) me deixa ligada. Já virei noite lendo livro. O que me ajuda a dormir é televisão. Preciso criar meus próprios ruídos para atenuar o ruído dos outros e assim passei a dormir com a tv ligada, nada mais monótono do que os programas de tv. Quando os programas estão muito ruins que o som e a luz me atrapalham tenho alguns DVDs chamados Visions of Italy e Visions of Greece. São belas vistas aéreas tomadas das cidades com músicas de primeira. Começo vendo aquelas belas imagens, vou fechando os olhos de vez em quando mas com a música rolando e embarco para os braços de Morfeu com facilidade. Uma noite mal dormida é péssima para mim. Não consigo dormir de dia, se o fizer é porque estou doente. Tenho a sensação de que estou perdendo tempo quando durmo de dia.

    ResponderExcluir

Prezado leitor, em função da publicação de spams no campo comentários, fomos obrigados a moderá-los. Seu comentário estará visível assim que pudermos lê-lo. Agradecemos a compreensão.